O governador do Estado, Eduardo Leite, participou da inauguração do novo espaço de Atendimento ao Médico do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers). A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (2), na sede da autarquia federal, em Porto Alegre.
A revitalização física e tecnológica da área visa a qualificar o atendimento, garantindo à classe médica e à população maior agilidade e comodidade. A iniciativa soma-se às demais ações de modernização e digitalização dos serviços prestados pelo Cremers. Eduardo Leite participou do descerramento da placa inaugural do novo espaço, juntamente com a Diretoria do Cremers.
Antes do descerramento da placa, o vice-presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, apresentou o resultado da pesquisa de opinião encomendada pelo Conselho sobre a percepção da sociedade sobre a categoria médica. O estudo, realizado pelo Instituto Pesquisa de Opinião (IPO), ouviu mil pessoas em 41 municípios do Rio Grande do Sul. Trindade destacou que a maioria dos entrevistados (98%) considera os médicos importantes para a sociedade, sendo que para 27,9% a confiança nesses profissionais aumentou durante a pandemia de Covid-19. No entendimento dos participantes da pesquisa, o papel do médico está associado ao cuidado, destacando-se pela dedicação à profissão, diante da premissa de salvar vidas.
O presidente do Cremers, Carlos Isaia Filho, agradeceu as ações do governador durante a pandemia: “Suas atitudes firmes e cirúrgicas promoveram muita tranquilidade nesse contexto, oferecendo mais segurança aos médicos e um melhor atendimento à população”, salientou.
Eduardo Leite manifestou seu agradecimento ao Conselho por auxiliar o Poder Executivo na implementação de políticas públicas baseadas em evidências: “Gerenciamos nossas demandas em estudos feitos pelo Cremers para definir aporte de recursos, para ajudar a reduzir filas de exames, consultas e cirurgias”, destacou o governador.
O ato contou também com a presença da secretária-adjunta da Secretaria da Saúde, Ana Costa, representando a secretária Arita Bergmann; da diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Cynthia Molina Bastos; da primeira-secretária do Cremers, Márcia Vaz; do tesoureiro do Cremers, João Batista Zanola Andreolla; e demais conselheiros, procuradores e colaboradores da autarquia.
Confira as imagens da inauguração
Fotos: Evandro Leal